Buscar

Sr. José sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) deixando como sequela alterações motoras no seu hemicorpo direito e alterações na fala.

Sr. José sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) deixando como sequela alterações motoras no seu hemicorpo direito e alterações na fala. Quando questionado pela família o médico informou que ele teve lesões no hemisfério cerebral esquerdo, o que deixou a família bastante confusa. Qual das respostas abaixo poderiam ser dadas à família para explicar e justificar o que aconteceu com o Sr. José?

💡 1 Resposta

User badge image

Ingred Pimentel Guimarães

Uma das vias motoras é a corticoespinal que vai fazer a decussação a nível de pirâmides bulbares, sendo responsável pela motricidade CRUZADA voluntária. Então, as informações provenientes do hemisfério esquerdo sofrem decussação e se "manifestam" do lado direito do corpo, ou seja, uma lesão nesse HE se manifestaria como alteração motora direita. No caso da alteração da fala, pode ter lesado alguma área relacionada (área de Wernicke, de Broca...)Resumindo, em relação ao trato corticoespinal (descendente), lesões acima da decussação se manifestam no lado contralateral e lesões abaixo da decussação, do lado ipsilateralEspero ter ajudado :)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais