Buscar

direito da adm publica

As empresas estatais, correspondentes às empresas públicas e  à s sociedades de economia mista, desempenham um relevante papel não apenas na atividade da Administração Pública, mas em todo o contexto socioeconômico nacional.  

 

Tendo em vista as normas do Direito Administrativo no contexto Direito Público brasileiro, considere as seguintes afirmações:  

 

Apesar de que  todas as  Empresas Estatais possam estruturar-se na forma de Sociedades Anônimas, o poder público deverá ser o acionista majoritário em  todas as  entidades criadas neste formato.  

Estas entidades estão vinculadas com a Administração Direta por via da chamada supervisão ministerial .  

Tem um modelo híbrido de gestão, pois adota elementos típicos da administração privada, como vínculo empregatício nos moldes da CLT, mas por outro lado subordinada às normas do Regime Jurídico-Administrativo de acordo com o previsto no artigo 37 e seguintes da Constituição.  Inobstante esta característica, são pessoas jurídicas de Direito Privado.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais