Buscar

Resveratrol pode ajudar a corrigir o desequilíbrio hormonal em mulheres?

💡 3 Respostas

User badge image

Wanderleia Ferreira

Um estudo clínico publicado em Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism mostrou que o (polifenol) resveratrol pode reduzir significantemente a testosterona sérica total e o sulfato de dehidroepiandrosterona (sigla em inglês, DHEAS) – hormônio que o corpo pode converter em testosterona –, em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

 

Com propriedades anti-inflamatórias, o resveratrol é naturalmente produzido em várias plantas em resposta a danos ou sob ataque de patogênicos como bactérias ou fungos, e pode ser encontrado, por exemplo, em cascas de uvas, mirtilos, oleaginosas e folhas de senna (leguminosa da família Fabaceae).

 

Mulheres com SOP produzem quantidades mais altas de testosterona e outros hormônios andrógenos que a média. Estes níveis elevados podem contribuir para períodos menstruais irregulares ou ausentes, infertilidade, ganho de peso, acne ou excesso de cabelo na face e no corpo.

0
Dislike0
User badge image

Kelly Morais

O resultado principal foi a redução significante da testosterona total em 23,1% (P=.01) no grupo resveratrol, em comparação com o grupo placebo que apresentou aumento de 2,9%. Em paralelo, este mesmo grupo apresentou redução de 22,2% em seus níveis de DHEAS (P=.01), em comparação com o grupo placebo que apresentou aumento de 10,5%. Adicionalmente, o grupo resveratrol apresentou redução dos fatores de risco para diabetes: nível de insulina de jejum em 31,8% (P=.007), e um aumento do índice de sensibilidade à insulina (descrito por Matsuda e DeFronzo) em 66,3% (P=.04). Os níveis de gonadotrofinas, perfil lipídico, marcadores de inflamação e função endotelial não sofreram significantes alterações.

0
Dislike0
User badge image

Luiza

Sim. Estudos identificaram que o resveratrol pode reduzir a testosterona em mulheres com síndrome do ovário policístico, e assim, ajudar a corrigir o desequilíbrio hormonal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais