Buscar

Quais as diferenças entre a estrutura de "alfa-hélice" e "folha beta pregueada"?

💡 4 Respostas

User badge image

RAFAEL DOS SANTOS MOREIRA

Numa α-hélice, a carbonila (C=O) de um aminoácido tem hidrogênio H ligado ao grupo (N-H) de outro aminoácido que está quatro posições depois na cadeia. (Por ex., a carbonila do aminoácido 1 formaria uma ligação de hidrogênio com o N-H do aminoácido 5). Este padrão de ligação leva a cadeia polipeptídica a uma estrutura helicoidal que se assemelha a uma fita enrolada, sendo que cada volta da hélice contém 3,6 aminoácidos. Os grupos R dos aminoácidos se fixam na parte externa da α-hélice, onde eles estão livres para interagir.

Numa folha-β pregueada, dois ou mais segmentos de uma cadeia polipeptídica se alinham uns próximos aos outros, formando uma estrutura parecida com uma folha dobrada, mantida por ligações de hidrogênio. As ligações de hidrogênio se formam entre os grupos carbonila e amino da espinha dorsal, enquanto os grupos R se estendem acima e abaixo do plano da folha. As fitas de uma folha-β pregueada podem ser paralelas, apontando para a mesma direção (o que significa que seus terminais N- e C- são correspondentes), ou antiparalelas, apontando para direções opostas (ou seja, o terminal N- de uma fita fica próximo ao terminal C- da outra).

FONTE: https://pt.khanacademy.org/science/biology/macromolecules/proteins-and-amino-acids/a/orders-of-protein-structure

2
Dislike0
User badge image

Larissa Escuer

Alfa hélice é uma estrutura molecular, secundária, repetitivas e regulares presente nos polipeptídios nas pontes de hidrogênio, nos nucleotídeos. Já o beta-folha é encontrado em várias proteínas nas quais regiões de cadeia polipeptídica, diferente da alfa hélice em forma de bastão

1
Dislike0
User badge image

Bianca Ingrid

A beta-folha ou beta-pregueada é a cadeia polipeptídica se estende em formato zig-zag e têm a possibilidade de ficarem dispostas lado a lado. Alfa hélice é uma estrutura molecular,secundária,repititivas e regulares.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais