Buscar

Sobre o materialismo e a questão da alienação em Feuerbach, é correto afirmar que: ?

💡 4 Respostas

User badge image

null

Sobre o materialismo e a questão da alienação em Feuerbach, é correto afirmar que:
Requer resposta. Opção única.
(0.5 Pontos)

A) O materialismo defende a ideia que tudo o que existe materialmente possui uma razão de ser, uma finalidade última que justifica sua existência. Deus, ontologicamente falando, está fora desse princípio.

B) O homem é um ser material que com sua criatividade elabora a existência das coisas e se aliena nelas. Deus, por ser uma ideia perfeita, se manifesta no homem através do processo de inatismo.

C) Deus é uma ideia pré existente em todas as culturas, não possui uma existência real, mas apenas imaginária. Feuerbach defende que é bom e necessário crer em algo maior que o homem, pois assim sua vida torna-se mais fácil e os acontecimentos angustiantes ganham sentido, fazendo com que ele suporte a dor da existência.

D) Segundo Feuerbach todas as coisas que existem são frutos de relações materiais, ou seja não é a ideia que dá origem a matéria, mas as coisas materiais dão origem as ideias. Nisso ele fundamenta seu ateísmo defendendo que o homem, para se emancipar verdadeiramente, deve abandonar a ideia de que Deus existe.

E) A concepção de Feuerbach é idealista, com isso ele sustenta que todas as ideias estão submersas no inconsciente humano. Essas dão origem à matéria, inclusive a ideia de um Deus alienado da realidade angustiante da existência humana.
0
Dislike0
User badge image

Cairo Ribeiro

alienação para Marx, é compreendida através da ideia de que o indivíduo ... Assim, o materialismo histórico pode ser compreendido como: ... sua existência é importante para a acumulação capitalista, é incorreto afirmar que:.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais