Buscar

Um edifício comercial antigo situado no centro de uma grande capital possui pilares e vigas de aço, lajes de concreto e paredes de alvenaria.

Um edifício comercial antigo situado no centro de uma grande capital possui pilares e vigas de aço, lajes de concreto e paredes de alvenaria. Para mudar o uso do prédio em uma reforma do tipo “retrofit”, será necessário reforçar alguns pilares da fachada contra o fenômeno da flambagem. 

 Sabendo que os pilares possuem a seção transversal mostrada na figura acima e dada a fórmula da carga crítica, julgue os itens a seguir.

 

I. Para aumentar a carga crítica de flambagem, pode-se aumentar a área das mesas soldando uma chapa de aço externamente a elas.

 

II. A única maneira de aumentar a carga crítica é aumentando a área de aço do pilar, uma vez que o comprimento de flambagem não pode ser alterado.

 

III. A carga crítica de flambagem pode ser aumentada promovendo o engaste dos pilares nas vigas e lajes inferiores e superiores, de modo que o coeficiente de flambagem K diminua de 1 para 0,5.

 

IV. Ao diminuir o coeficiente de flambagem pela metade, será teoricamente possível aumentar a carga crítica em até 4 vezes.

 

É CORRETO o que se afirma em

A)


I, III e IV, apenas.

B)


I e II, apenas.

C)


II e IV, apenas.

D)


II e III, apenas.

E)


I, II, III e IV.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais