Buscar

Descreve a importância da fosfolização da glicose?

A importância da fosforilação da glicose

💡 9 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Santana

Na primeira reação, a glicose que entra nos tecidos é fosforilada no grupo hidroxila em C6, com o gasto energético de uma molécula de ATP, dando origem a glicose-6-fosfato e ADP. ... A fosforilação da glicose na primeira reação impede que esta saia da célula novamente (a glicólise realiza-se no citosol da célula).

1
Dislike0
User badge image

Carol Sousa

A glicose é uma biomolécula de extrema importância para conseguir energia necessária para realização de qualquer atividade do corpo humano.

1
Dislike0
User badge image

Stephanie Yassuda

Mecanismo de degradação do glicogênio: A enzima glicogênio fosforilase vai quebrar a ligação glicosídica alfa 1,4 do glicogênio, liberando a glicose-1-fosfato até 4 resíduos antes da ramificação (alfa 1,6). Após isso, a enzima desramificadora vai agir na ligação alfa 1,6 apenas, liberando glicose-1-fosfato. E, por fim, a enzima fosfoglicomutase irá converter a G-1-P em G-6-P. Dessa forma, o músculo irá utilizar o G-6-P e o fígado a quebrará em glicólise normal por meio da enzima glicose-6-fosfatase.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais