Buscar

O que são e quais são as lipoproteínas plasmáticas?

💡 8 Respostas

User badge image

Estudante PD

Por serem insolúveis em água, para serem transportados pelos sistema circulatórios, os lipídeos podem formar agregados moleculares hidrossolúveis. Nessas estruturas, lipídeos apolares e polares e proteínas formam uma partícula hidrofílica, a lipoproteína plasmática. São partículas esféricas com um núcleo central de lipídeos apolares (como ésteres de colesterol e triacilgliceróis), circundado por uma monocamada de lipídeos anfipáticos (fosfolipídios e colesterol), que estão associadas a moléculas de proteínas – apolipoproteínas. As apolipoproteínas têm um papel tanto estrutural quanto metabólico. Introduzidas na superfície da partícula, elas determinam seu destino metabólico através da interação com receptores celulares, além de servirem como reguladoras da atividade de enzimas envolvidas no transporte e na distribuição de lipídeos.

Os tipos de lipoproteína:

Quilomicrons , VLDL, LDL,IDL,HDL
1
Dislike0
User badge image

Tainá Araújo

As lipoproteínas plasmáticas são partículas esféricas de alto peso molecular, com núcleos de lipídios não po- lares, como ésteres de colesterol e triglicerídios, revesti- dos por moléculas relativamente polares como fosfolipí- dios, colesterol livre e proteínas.

0
Dislike0
User badge image

gabryela santos

São simplesmente agregados de lipidios e proteinas, que servem para o transporte no sangue de colesterol, triglicerideos e fosfolipídeos , já que estas são insolúveis na água.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais