Buscar

O que são ligas metálicas?

💡 2 Respostas

User badge image

marielle

Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é um metal. Elas são extremamente importantes para que os metais alcancem as propriedades desejadas, aumentando assim suas aplicações e ainda podem ser classificadas em basicamente dois tipos de ligas; ligas ferrosas e ligas não ferrosas.

0
Dislike0
User badge image

Bel Sousa

As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas formadas por dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é um metal, objetivando adicionar elementos químicos ao metal fundido (TODAMATERIA, 2020). De modo geral, as ligas metálicas possuem propriedades de interesse para indústria e demais consumidores, propriedades essas que os metais individualmente não possuem. Neste sentido, a junção de dois ou mais metais objetivou melhorar as propriedades dos aços e ligas, introduzindo elementos específicos em quantidades desejáveis de forma técnica e economicamente viável (GASIK, 2013).

As ligas metálicas são divididas em dois grupos, sendo ligas metálicas ferrosas (ferroligas) produzidas em maior quantidade, e ligas metálicas não ferrosas, produzidas em menor quantidade. As ferroligas são produzidas em maior quantidade e utilizadas principalmente na fabricação de aço e fundições de aço ou ferro, enquanto o uso de ferroligas especiais é mais variado. Cerca de 85% a 90% de todas as ligas são destinadas à produção de aço e seus derivados, enquanto as ligas restantes são aplicadas para ferroligas especiais, ligas metálicas não ferrosas e pela indústria química (GASIK, 2013).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais