Buscar

Vamos treinar!

Detectando as novas demandas postas aos assistentes sociais na contemporaneidade, uma profissional constatou o que segue.


"Um campo que merece destaque é o da gestão social pública ou gerência pública. A gestão de políticas sociais públicas abre-se a um conjunto de especializações profissionais como assistentes sociais, sociólogos, cientistas políticos, educadores etc., indicando a tendência de se sobrepor a qualificação ao diploma. Em outros termos, tende a ser a qualificação demonstrada em um mercado competitivo o que indica o melhor profissional para o exercício de funções requeridas e não o mero diploma".


IAMAMOTO, M. V., O Serviço Social na contemporaneidade. S. Paulo: Cortez, 1998, p. 125.

A partir desta verificação, é legítimo concluir que


A: há uma tendência a se reduzir o mercado profissional para aqueles diplomados especialistas apenas em Administração.

B: existe um movimento objetivo no sentido de diminuir a competição entre os profissionais das áreas sociais.

C: são exigidos do assistente social níveis mais elevados e aperfeiçoados de qualificação para competir com outros profissionais.

D: são menos valorizadas as especializações definidas nos diplomas técnicos e universitários no mercado de trabalho contemporâneo.

E: são requeridas várias formações profissionais especializadas pelo mercado de trabalho, obtidas formalmente.

💡 2 Respostas

User badge image

Isabelly Vitoria

C: são exigidos do assistente social níveis mais elevados e aperfeiçoados de qualificação para competir com outros profissionais.

0
Dislike0
User badge image

Camila Ferreira

Alternativa correta C

A própria questão afirma e dá pistas da resposta quando trás a afirmativa de que "tende a ser a qualificação demonstrada em um mercado competitivo o que indica o melhor profissional para o exercício de funções requeridas e não o mero diploma" e essa é uma constatação que Marilda Villela em sua obra SS na Contemporaneidade já deixa claro que para além do diploma, o que não quer dizer que este não seja importante, não o que ela quer enfatizar é que hoje o mercado demanda um profissional que vá além do instituído, do demandado, que saiba formular estratégias de trabalho criativas e não seja um mero reprodutor de ações dadas, um profissional que saiba formular ações/políticas, que saiba articular-se com outros profissionais e órgãos, que esteja afinado com as novas tecnologias dentre outras questões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais