Buscar

Teoria da Artes

A pop art norte-americana tinha interesse na elaboração de uma arte atraente para ser comercializada. Todavia, a pop art brasileira contava com o engajamento dos artistas que buscavam criticar a Ditadura Militar. O artista Antonio Henrique Amaral se destacou nesse período ao produzir várias pinturas retratando bananas sendo esmagadas, perfuradas ou cortadas por garfos e facas.

Qual é a relação entre tais representações e a Ditadura Militar?

  • A pintura contém uma banana retalhada e amarrada aos instrumentos que lhe feriram. A brutalidade da cena é reforçada por um tom amarelado que transparece na sombra como um símbolo do sangue resultante das torturas a que foram submetidas diversas pessoas.
  • As pinturas de Antonio Henrique Amaral faziam apologia à violência da Ditadura Militar, pois ele não se interessava em criticar o sistema. Elas mostravam o povo brasileiro em sua insignificância ao retratá-lo por meio de bananas.
  • Os garfos e as facas eram o símbolo das armas utilizadas pelos ditadores para torturar as pessoas. Quando o artista amarrava os garfos e as facas junto às bananas, era uma forma de mostrar a indissociação entre torturado e instrumento de tortura.
  • As obras de Antonio Henrique Amaral representavam a diversidade do povo brasileiro, comparando-o a bananas. Ou seja, um povo inculto que se vende a baixo custo para os países do hemisfério Norte.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre as representações das bananas sendo esmagadas, perfuradas ou cortadas por garfos e facas nas pinturas de Antonio Henrique Amaral e a Ditadura Militar é a seguinte: os garfos e facas simbolizam as armas utilizadas pelos ditadores para torturar as pessoas. Ao amarrar esses instrumentos junto às bananas, o artista mostra a indissociação entre o torturado e o instrumento de tortura. Essa representação busca criticar a brutalidade e a violência do regime militar, denunciando as torturas e os abusos cometidos durante esse período.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais