A maior rede de estudos do Brasil

O art. 201, p.1°, da CF/1988 prevê duas modalidades de aposentadorias diferenciadas: a aposentadoria especial e a aposentadoria da pessoa com deficiê

O art. 201, p.1°, da CF/1988 prevê duas modalidades de aposentadorias diferenciadas: a aposentadoria especial e a aposentadoria da pessoa com deficiência. Com relação a aposentadoria da pessoa com deficiência:

a) Esse benefício pode ser concedido na modalidade tempo de contribuição e idade, com requisitos diferenciados. Após a EC 103/19 tornou-se um benefício estratégico, pois quando olhamos, por exemplo, para a aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, esse benefício continua a ser concedido com coeficiente de 100% e sem a incidência do fator previdenciário.

b) É concedida em apenas uma modalidade de aposentadoria: aposentadoria por idade da pessoa com deficiência.

c) É concedida em apenas uma modalidade de aposentadoria: aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência.

d) Essa modalidade de aposentadoria não possui requisitos diferenciados para sua concessão e ainda tem como dificultador uma perícia feita de forma diferenciada.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes