Buscar

Porque a mioglobina se liga mais facilmente com o oxigênio do que a hemoglobina?

💡 2 Respostas

User badge image

sabrinaagonncalvess

Embora tenha uma estrutura semelhante à da hemoglobina, mostra um nível mais alto de afinidade com o oxigênio do que a hemoglobina.
A importância fisiológica da mioglobina é atribuída principalmente à sua capacidade de ligação ao oxigênio.
A mioglobina é geralmente encontrada em abundância nos músculos cardíacos e esqueléticos adaptados às atividades de resistência. Esses músculos de alta resistência são chamados de “músculos vermelhos”.
A mioglobina nesses músculos vermelhos se liga às moléculas de oxigênio e forma a oximioglobina, que atua como o local de emergência para armazenamento de oxigênio no organismo.
O oxigênio geralmente é liberado quando o corpo está em um estado de privação de oxigênio. Isso acontece durante exercícios extenuantes ou físicos, quando o oxigênio fornecido pelo sangue por si só não atende às demandas do corpo.
1
Dislike0
User badge image

Sabrina B

 Em contato com o sangue venoso, o oxigênio combina mais facilmente com a mioglobina do que com a hemoglobina, favorecendo a transferência de oxigênio do sangue para as células musculares.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais