Buscar

O QUE É FOTOSSÍNTESE? CITE SUA PRINCIPAL FUNÇÃO.

💡 3 Respostas

User badge image

lucas realmente

A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose.
0
Dislike0
User badge image

Lucas

A fotossíntese ("síntese que usa luz") é um único mecanismo primário de carboxilação feito por plantas e algas que resulta numa síntese líquida de compostos de carbono na forma de açúcares; Apesar de ser um processo único, o modo de fixação das moléculas de carbono sofreram algumas modificações, tais mudanças garantiram a colonização de diferentes grupos desses organismos para os mais diversos ambientes.

Captação da Luz

A energia luminosa absorvida pelos pigmentos presentes nos organismos fotossintetizantes, é eventualmente estocada como energia química para formar ligações químicas. Esta conversão de energia de uma forma para outra é um processo que depende da transferência de elétrons. A maioria dos pigmentos servem como uma antena, coletando luz e transferindo a energia para os centros de reação. Os pigmentos que absorvem luz na membrana dos tilacoides são arranjados em conjuntos ou feixes funcionais chamados de fotossistemas. Tais estruturas possuem centros de reações, onde a Clorofila a se encontra.

A clorofila se apresenta verde devido a suas faixa de absorção da luz que se da nos comprimentos de onda vermelho e azul e reflete a luz verde (aproximadamente 550 nanometors). A clorofila excitada tem diferentes caminhos para esta energia disponível. Ela pode reemitir um fóton e retornar ao seu estado basal (fluorescência); Ou dissipar a energia de excitação em calor, diretamente . Um terceiro processo é a fotoquímica, em que a energia é utilizada para a ocorrência de reações químicas.[1]

Há quatro tipos de clorofilas conhecidas, são elas denominadas A, B, C e D. A clorofila A é o pigmento fotossintético primário para todas as plantas superiores. A clorofila B é similar a clorofila A, exceto pelo grupo formil (-CHO) que substitui o grupo metil do anel segundo anel da molécula. A clorofila C é ncontrada em diatomáceas, dinoflagelados e algas pardas e não possui o fitol. A clorofila D é encontrada somente em algas vermelhas, é semelhante à clorofila A, porém possui um grupo -O-CHO que substitui um grupo - CH = CH2 no primeiro anel da molécula. Apesar de todos os tipos de clorofilas refletirem a luz no tom do verde, as pequenas variações em suas estruturas fazem com que o espectro de absorção seja ligeiramente diferente entre si,permitindo uma maior amplitude de absorção no espectro de luz.

Diferenças e Similaridades

Para que as primeiras plantas pudessem ganhar o meio terrestre, mecanismos que evitam a perda de foram desenvolvidos, uma vez que nutrientes e água não encontravam-se mais em abundancia. Estruturas como cutículas, parênquimas, cera, estômato, dentre outras foram desenvolvidas. Tais ganhos tinha como objetivo evitar a perda de água e capacidade de armazenar a mesma, assim como os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Alterações fisiológicas e bioquímicas também foram importantes, como a própria forma de fazer a fixação do carbono no processo da fotossíntese.

Basicamente todos os organismos fotossintetizantes compart
0
Dislike0
User badge image

Rosemary Speridião Barcelos Silva

A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais