Buscar

Como calcular dimensionamento de pilares e vigas?

💡 2 Respostas

User badge image

DAIANE APARECIDA RIBEIRO DA SILVA

Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo

0
Dislike0
User badge image

larissa Voltz

Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento.

Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.

Onde:

·        CP = Carga no Pilar (kN);

·        Af = Área de influência (m²);

·        np = número de pavimentos

·        10780 = Peso de 1m² de laje em concreto

 

 Feito isso, inserimos essa carga na equação:

 Onde:

  • Ac = área de concerto do pilar.
  • Fki = Carga acumulada sobre o pilar
  • μf = pode variar entre 1,4 para b>20, e 1,8 para b<20. Lembrando que b é a menor das dimensões da seção do pilar. Por exemplo: um pilar de seção 20 por 30, temos que b = 20cm.
  • μ´ = varia de 2 a 3. Para altura de no máximo 4 a 5 pavimentos usamos o valor 2. Para alturas superiores (ou pilares finos) usamos 3.
  • fcd = fck/ μf onde fck é a resistência do concreto. Exemplo: para um concreto com resistência de 20 mpa, usaríamos o valor 2.
  • ρ = 0,03.
  • fyd = tensão de escoamento simplificada do aço. Pode variar conforme o aço usado (CA-25, fyd=25; CA-50A, fyd=50, e assim por diante).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais