A maior rede de estudos do Brasil

Paciente apresenta desconforto abdominal, gases, diarreias e azia relacionados a ingestão de leite, como investigar se ele tem intolerância à lactose?


4 resposta(s)

User badge image

Bianca Kucharsky

Há mais de um mês

Retire leite e derivados da dieta dele verifique se há melhora de sintomas

Retire leite e derivados da dieta dele verifique se há melhora de sintomas

User badge image

Fabricia Fraga Verified user icon

Há mais de um mês

Pode retirar leite e derivados da dieta

User badge image

Eliane Chagas

Há mais de um mês

assim, que o indivíduo pode ter má absorção de lactose sem as crises e que estas, quando presentes, indicam a intolerância.

O quadro clínico clássico caracteriza-se por distensão abdominal, borborigmo, flatulência, fezes amolecidas e ácidas e dor abdominal.

Diagnóstico

Apesar das manifestações clínicas, a correlação entre o relato de intolerância à lactose pelos pacientes e o diagnóstico é pobre. Assim, não se recomenda o início de uma dieta de exclusão de leite baseada em sintomas apenas4.

A dosagem de lactase na mucosa duodenal, em fragmento colhido por endoscopia, tem sensibilidade de 95% e especificidade de 100%, porém é um exame invasivo.

Pode-se medir indiretamente a capacidade de digestão de lactose. No teste oral, o paciente ingere uma quantidade fixa desse dissacarídeo e a glicemia é dosada antes e depois da ingesta. O indivíduo capaz de digerir a lactose apresenta um incremento de 20 mg/dL na glicemia.

Além de dosar a glicemia, é possível medir o H2 no ar expirado após a sobrecarga oral, pois, pela fermentação da lactose pelas bactérias colônicas, há produção de H2, que é absorvido no intestino e parcialmente eliminado pelos pulmões.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes