Buscar

Elisão Fiscal como forma de planejamento tributário

Estamos vivendo uma situação de crise no Brasil, e uma grande indústria de cosméticos está com dificuldades nas suas finanças. Diante dessa situação, o indicado é fazer um planejamento tributário para redução da carga tributária e melhorar a saúde financeira da empresa.

A Elisão Fiscal é uma alternativa legal e menos gravosa. Tendo em vista este caso, exemplifique e justifique algumas formas de Elisão Fiscal como forma de planejamento tributário possíveis para esta indústria de cosméticos.


💡 1 Resposta

User badge image

Monica Correia

Segue abaixo alguns exemplos de Elisão Fiscal como forma de planejamento tributário:

Reduzir o montante do tributo: as providências são no sentido de reduzir a alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo.

Fazer a adequação do produto, de forma que ele se enquadre em uma alíquota menor do IPI, como no caso dos perfumes brasileiros que se adequaram à legislação sendo produzidos como "Deo Colônias".

Analisar todas as situações em que é possível o crédito tributário, principalmente com relação aos chamados impostos não cumulativos - ICMS e IPI.

Constatar todas as situações em que é possível o diferimento (postergação) dos recolhimentos dos impostos, permitindo melhor gerenciamento do fluxo de caixa.

Ser oportuno e aproveitar as lacunas deixadas pela legislação, para tanto ficando atento às mudanças nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.

Justificativa: Elisão Fiscal refere-se sempre a mecanismos lícitos utilizados pelo contribuinte, enquanto que as demais figuras se relacionam a aspectos ilícitos dos negócios ou atos praticados. Eis o parágrafo único incluído no art. 116 do CTN:

"Parágrafo único. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou da natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais