Buscar

O que é o potencial de ondas lentas ?

💡 3 Respostas

User badge image

Nathália Beatriz

As ondas lentas são despolarizações e repolarizações cíclicas, cuja frequência determina o ritmo elétrico beasico nas várias porções do trato gastrointestinal. Essas ondas lentas dependem das flutuações rítmicas, espontâneas, do potencial de membrana das fibras musculares lisas.
0
Dislike0
User badge image

Luiza Correa

Ondas lentas são variações no potencial de membrana de células musculares provocadas, provavelmente, pela atividade da bomba de sódio e potássio.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Santos

Ondas lentas no coração, trato gastrointestinal?...

Basicamente o pontecial de ondas lendas são despolarizações e repolarizações cíclicas, ritmo elétrico básico nas várias porções do trato gastrointestinal. Essas ondas lentas dependem das flutuações rítmicas, espontâneas, do potencial de membrana das fibras musculares lisas ou os eletrodos capturam a variação cíclica que o coração apresenta durante sua atividade elétrica, devido à variação na quantidade de íons de sódio presentes interna e externamente às células do miocárdio.

As células cardíacas podem perder a sua negatividade interna em um processo chamado despolarização. A despolarização é o evento elétrico fundamental do coração. Em algumas células, conhecidas como células marca-passos, ela ocorre espontaneamente. Em outras, é iniciada pela chegada de um impulso elétrico que leva íons carregados positivamente a atravessar a membrana celular. A despolarização é propagada de célula à célula, produzindo uma onda de despolarização que pode ser transmitida por todo o coração. Essa onda representa um fluxo de eletricidade, uma corrente elétrica, que pode ser detectada por eletrodos colocados na superfície do corpo. Após a despolarização estar completa, as células cardíacas restauram a sua polaridade de repouso por meio de um processo chamado repolarização. Esse processo é realizado pelas bombas transmembrana, que invertem o fluxo de íons. Isso também pode ser detectado por eletrodos de registro. Todas as ondas diferentes que vemos em um ECG são manifestações destes dois processos: despolarização e repolarização.



O ciclo elétrico de despolarização-repolarização de uma célula de marca-passo cardíaco. O ponto A é o potencial negativo mínimo. A curva de elevação lenta entre os pontos A e B representa uma despolarização lenta e gradual. No ponto B, o limiar é ultrapassado e a célula se despolariza drasticamente (como visto entre os pontos B e C), ou seja, é produzido um potencial de ação. O descenso entre os pontos C e D representa a repolarização. Este ciclo irá acontecer repetidamente, espera-se, por muitos anos.

As células miocárdicas podem transmitir uma corrente elétrica do mesmo modo que as células de condução elétrica, mas o fazem com muito menos eficiência. Assim, uma onda de despolarização, ao atingir as células miocárdicas, irão se espalhar lentamente por todo o miocárdio.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais