Buscar

Caracterize a teoria burocrática?

💡 1 Resposta

User badge image

Mari

A teoria burocrática é uma abordagem da administração que surgiu na década de 1940, tendo como principais expoentes os sociólogos Max Weber e Michel Crozier. Essa teoria se concentra na análise da burocracia, entendida como uma forma de organização racional e eficiente, que busca alcançar objetivos por meio da aplicação de regras, procedimentos e hierarquia.

Segundo a teoria burocrática, a burocracia é uma forma de organização capaz de garantir a eficiência e a eficácia na gestão de recursos e na tomada de decisões. Para isso, é necessário que a burocracia se baseie em princípios como a hierarquia, a especialização das funções, a impessoalidade, a formalização das regras e a seleção e promoção dos funcionários com base em critérios meritocráticos.

A teoria burocrática também destaca a importância do controle e da supervisão das atividades burocráticas, bem como da avaliação do desempenho dos funcionários. Além disso, essa teoria reconhece que a burocracia pode gerar alguns problemas, como a rigidez, a lentidão e a resistência à mudança, mas argumenta que esses problemas podem ser minimizados por meio de uma gestão eficiente.

Em resumo, a teoria burocrática enfatiza a importância da burocracia como uma forma de organização racional e eficiente, mas reconhece que é necessário um controle cuidadoso para evitar problemas como a rigidez e a resistência à mudança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais