Buscar

ATLETISMO A1

Nesta unidade, pudemos constatar que o homem antigo necessitava do movimento para sobreviver. Os homens deveriam correr, lançar e saltar, execuções para a caça que eram quase diárias. Por sua vez, as mulheres subiam em árvores para conseguir colher frutas e, muitas vezes, caminhavam e corriam por grandes distâncias, para poder auxiliar na sobrevivência do agrupamento social. Kisch, Koch e Oro (1983) destacaram que atividades como caminhar, correr, saltar e arremessar, presentes no atletismo, são resultantes do amadurecimento de padrões motores gerais.Baseando-se nos conhecimentos adquiridos nesta unidade, como você poderia estabelecer relações entre as atividades realizadas por nossos antepassados e o atletismo atual?


💡 2 Respostas

User badge image

Binho Fabiano

De certa forma o atletismo representa a evolução física do homem enquanto um ser que precisa sobreviver, desde os primórdios da existência humana até os dias atuais, correr, saltar e arremessar fazem parte de nosso cotidiano, atividades essas que são primordiais para o nosso desenvolvimento e para a nossa sobrevivência. 

Hoje em dia o homem não caça mais como nos primórdios, porém, as habilidades não ficaram de lado, as modalidades presentes no atletismo atual representam um pouco do passado, homens e mulheres treinados conseguem correr com marcas quase inacreditáveis, arremesso de bola de ferro e lançamento de dardo são técnicas que o homem antigo utilizava para caçar, salto em altura, salto com vara e corridas com obstáculos serviam tanto para caçar como para fugir de algum predador. 


3
Dislike0
User badge image

Fernando bittencourt

Podemos dizer que as ações de movimento naturais deram a abertura para que, em determinado momento, os homens quisessem saber quem corria mais, quem arremessava mais longe, quem tinha mais resistência e quem saltava mais distante. Lancellotti (1996) pode confirmar essas aspirações humanas sobre o esporte na Antiguidade:

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais