Buscar

Sendo assim, quais foram as políticas implantadas na Era Vargas para minimizar o avanço das expressões da questão social?

Por meio das relações de capital X trabalho oriundas da sociedade capitalista, a questão social avança em suas mais diversas expressões, entre elas o desemprego, a fome, a falta de habitação, a violência, etc. Deste modo, como afirma Iamamoto, a questão social é "[...] o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade" (IAMAMOTO, 2006, p. 27). Sendo assim, quais foram as políticas implantadas na Era Vargas para minimizar o avanço das expressões da questão social?


Selecione a resposta correta

A

A Era Vargas institui o tripé da seguridade social – previdência, assistência social e saúde.

B

As principais contribuições da Era Vargas ocorreram no campo do trabalho, pois criou as leis trabalhistas, o Ministério do Trabalho, da Saúde e da Habitação.

C

A Era Vargas possibilitou a minimização das expressões da questão social, pois desenvolveu a política de pleno emprego no Brasil.

D

Na Era Vargas, a população teve acesso à saúde, à educação e à assistência social como política pública, entretanto, as organizações caritativas que seguiam controlando como essas políticas iriam funcionar.

E

Sua principal contribuição foi a implementação das leis trabalhistas, sindicais, previdenciárias e assistenciais. O Estado passa a ser o regulador dessas políticas.

💡 2 Respostas

User badge image

Daniela Borges

A era Vargas institui o tripé da seguridade social- previdência, assistência social e saúde.
0
Dislike0
User badge image

Jucineia Cezar De Lima

A era Vargas institui o tripé da seguridade social- previdência, assistência social e saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais