Buscar

O que devemos fazer quando alguém tem ansiedade ?

💡 6 Respostas

User badge image

Blanc Luciana

Passo 1: Retome o controle de sua respiração

A respiração é um ponto-chave tanto durante a crise quanto na ansiedade sentida no dia a dia. Para aliviar a angústia e o medo repentino, respire lentamente. Procure um local calmo para ter privacidade. Pode ser um banheiro ou cômodo vazio ou os fundos de uma edificação. 

Preferencialmente, sente-se no chão e feche os olhos. Inspire o ar devagar, conte até três ou cinco (a quantia que for confortável para você) enquanto segura a respiração e, em seguida, expire lentamente. Faça isso sem expectativas, pois, se ficar pensando “preciso melhorar logo” sem parar, não vai conseguir relaxar. 

Repita o processo quantas vezes forem necessárias. 

Pessoas ansiosas conseguem perceber com facilidade quando os sintomas estão ficando fora de controle, mas quem não tem muita prática pode ficar ainda mais nervoso com a presença deles. Assim que perceber os sinais de uma crise chegando, como a taquicardia ou a dormência dos membros, comece a respirar profundamente. 

Passo 2: Avalie seus pensamentos 

Os pensamentos ansiosos assemelhavam-se a um trem desgovernado. São quase impossíveis de controle. Ou, ao menos, é o que parece. Existem, sim, maneiras de ter domínio sobre os pensamentos negativos. É provável, contudo, que você tenha que lutar com eles um pouco até adquirir essa prática.

Durante a crise, para obter melhor controle de seus pensamentos (e emoções também) você pode escrevê-los em uma folha de papel ou em um aplicativo no celular. Procure combatê-los com alternativas otimistas, cheias de compaixão e esperança. Se sentir-se confortável, verbalize o que está sentindo e o deixando preocupado.

Essas são maneiras de desabafar, liberando o que está prenso lá dentro de você. Pessoas ansiosas tendem a pensar demais e analisam situações e relacionamentos excessivamente. Durante uma crise, tudo o que está guardado tende a se manifestar de forma quase agressiva. Por isso, não hesite em falar ou escrever seus pensamentos, medos, inseguranças e preocupações.

Passo 3: Mude o foco da sua atenção

Após avaliar os pensamentos e identificar a origem da ansiedade (ou a provável origem), mude o foco do que está atormentando-o. 

Caminhe pelo cômodo devagar, abra um jogo relaxante no celular, converse com alguém sobre um assunto agradável, faça planos para concretizar seus sonhos mais malucos ou segure um objeto com força para descarregar a energia acumulada. Tudo é valido quando o assunto é mudar o foco. 

Essa dica é válida também para a ansiedade que o acompanha na vida diária. Se estiver à espera de algum resultado, seja de uma prova ou avaliação no trabalho, vá ao cinema ou caminhe com um amigo querido, ou leia aquele livro que você acha interessante. Ficar ansioso à espera de algo que não aconteceu não vai mudar a realidade atual. 

Dessa forma, quando você se deparar com uma crise, estará mais acostumado a fazer essa mudança de percepção e saberá aplicar essa tática com mais facilidade.

Passo 4: Movimente-se

Caminhar é uma ideia porque é igualmente benéfico para a circulação do sangue e para o controle dos nervos. A atividade física é um poderoso aliado quando o assunto é combater a ansiedade. Durante a crise, movimente-se ligeiramente para livrar-se da tensão e estimular a produção dos hormônios da felicidade. O movimento corporal também funciona como uma distração.  

Passo 5: Descanse

Após a crise de ansiedade, é comum sentir-se mais calmo ou até aliviado, como se estivesse experimentando a calmaria após um grande pico de energia. Procure descansar pensando em coisas prazerosas e respirando profundamente. Não se force a voltar a ativa imediatamente, pois esse frenesi pode ser prejudicial para a sua saúde. Permita-se descansar e aliviar completamente os nervos.

De qualquer forma, se você sentir um medo intenso e acreditar que visitar um hospital possa ajudar, vá em frente

Passo 6: Bônus

Este passo, na verdade, é uma dica que pode ser replicada em qualquer momento. 

Desenvolva táticas para controlar a ansiedade. Tenha sempre um objeto reconfortante para você por perto em caso de emergência ou combine com alguém de confiança que você entrará em contato quando sentir-se mal. 

Você também pode criar uma sequencia de músicas relaxantes e estar sempre com um fone de ouvido para ouvi-las, ou baixar um vídeo motivacional no celular para vê-lo quando ficar ansioso

A partir do momento que você começa a compreender a sua ansiedade e o que o deixa ansioso, vai saber também o que traz paz e tranquilidade. Não hesite em recorrer ao que lhe traz conforto e segurança em momentos de grande tensão. 

2
Dislike0
User badge image

Lucas Coelho

Primeiramente tentar compreender os motivos que a levou a desencadear a ansiedade, descobrir os gatilhos e controlar os mesmos junto a pessoa em questão, bastante dialogo e atividades que a façam modificar os pensamentos se negativos para positivos, além de deixar que está ali para ajudar na cura ou forma de viver melhor.

1
Dislike0
User badge image

Juliane

Se conhece alguém que tem ansiedade, acho que o melhor seria incentivar essa pessoa a buscar ajuda profissional.
Se vc estiver perto de alguém que está tendo uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico, uma das melhores soluções é ajudar a pessoa se distrair do que está sentindo, atraindo a atenção dela para outras coisas. Mas não entrar em desespero, precisa guiar a situação com calma e tranquilidade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais