Buscar

Qual o papel da empatia no vínculo estabelecido entre um terapeuta e o seu cliente ao ser realizado um processo de psicoterapia?

💡 5 Respostas

User badge image

Ruan Majesa

O comportamento empático do terapeuta proporciona o fortalecimento do vínculo terapêutico e, consequentemente, a maior adesão ao tratamento. A empatia é a habilidade essencial para a adesão ao tratamento e para o estabelecimento de uma relação terapêutica positiva, que depende de diversos fatores, como a demonstração de compromisso com o processo terapêutico, a valorização e compreensão dos problemas e ideias do paciente e a expressão da empatia nas ações direcionadas a ele.

0
Dislike0
User badge image

Raiane Lentovitz

O comportamento empático do terapeuta proporciona o fortalecimento do vínculo terapêutico e, consequentemente, a maior adesão ao tratamento. Ainda sobre o contexto clínico, Burleson (1985) afirma existir um modo de verbalizar, que faz com que haja uma maior demonstração de empatia. Essa é uma verbalização que se debruça nos sentimentos e nos pensamentos narrados pelo paciente, validando-os, abrindo mão das próprias perspectivas do psicoterapeuta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais