Buscar

Historia Contemporanea

Na visão socialdemocrata, concebem-se os benefícios sociais como proteção aos mais fracos, como compensação aos desajustes da supremacia do capital, o que, ao mesmo tempo, garante sua reprodução e legitimação; as políticas públicas têm o papel regulador das relações econômico-sociais, são constituídos fundos públicos para serem utilizados em investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento e em programas sociais. Essa concepção foi traduzida no sistema do chamado Estado de Bem Estar Social, cujo aparato cresceu muito, levando a uma relativa distribuição de renda e ao reconhecimento de uma série de direitos sociais, mas também a um controle político burocrático da vida dos cidadãos, considerados como objetos, como meros consumidores de bens públicos. 

A partir dos anos 70, esse modelo entra em crise devido às mudanças no processo de acumulação, com novas tecnologias, novos padrões de relações de trabalho, provocando o esgotamento das possibilidades de atendimento às necessidades crescentes da população, o burocratismo e a ineficiência do aparelho governamental.

 Tendo em vista as informações apresentadas acerca da visão sobre as políticas públicas no contexto da chamada socialdemocracia, analise as afirmações a seguir.

 I. A eficácia atemporal do sistema de políticas públicas desenvolvido pela perspectiva do Estado de Bem Estar Social permitiu que esse modelo continue vigorando até a contemporaneidade.

II. As políticas públicas, sob a ótica social-democrata, têm como um de seus papéis minimizar as diferenças sociais originadas pelas práticas do sistema capitalista, embora não se combata essa estrutura.

III. Ao mesmo tempo em que as políticas públicas concedem diversos benefícios sociais, essas acabam por fazer com que o Estado tenha muito controle sobre a vida dos cidadãos.

 É correto o que se afirma em

Alternativas

Alternativa 1:


I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais