Buscar

Quais são os degraus da cadeia de suprimentos?

💡 2 Respostas

User badge image

Margarete Mesquita

De forma geral, é importante que a empresa compreenda 8 aspectos essenciais para estruturar uma cadeia de suprimentos adequada aos seus objetivos. São eles: produção, fornecedor, estoque, localização, transporte, informação, manutenção e equipe de marketing e vendas.

1
Dislike0
User badge image

Gerlica Guimaraes Tavares

Estágio 1 – Reagir: O primeiro degrau é marcado pela completa ausência de uma cultura colaborativa, onde cada departamento da empresa toma decisões autônomas, buscando o ganho individual sem consideração do ganho global da empresa. Há constantes conflitos, principalmente, entre as áreas de vendas e operações.

Figura 2 – Características do primeiro estágio de maturidade

Estágio 2 – Antecipar: Para solucionar a questão dos planos divergentes entre as variadas áreas, cria-se um primeiro plano de vendas, usualmente influenciado pelo otimismo do departamento comercial.

Figura 3 – Características do segundo estágio de maturidade

Estágio 3 – Integrar: As incertezas geradas a partir do uso de um plano de vendas construído sem o prévio alinhamento entre as áreas deixam margem para uma discussão dos custos resultantes desta falta de integração. É a partir deste momento que os departamentos começam a trabalhar de forma alinhada, em geral, em processos conhecidos como S&OP (Sales and Operations Planning) ou IBP (Integrated Business Planning).

Figura 4 – Características do terceiro estágio de maturidade

Estágio 4 – Colaborar: É no quarto estágio da cadeia colaborativa que o CPFR aparece. O alinhamento do plano de vendas começa a ser expandido, incluindo parceiros da cadeia. Assim, a colaboração torna-se o diferencial e há maior visibilidade da demanda.

Figura 5 – Características do quarto estágio de maturidade

Estágio 5 – Orquestrar: O último estágio, de difícil alcance para a maior parte das empresas, apresenta integração intensa e automação da tomada de decisão entre os elos da cadeia, dos clientes aos fornecedores, com visibilidade em tempo real.

Figura 6 – Características do quinto estágio de maturidade

O panorama elaborado pelo ILOS em 2015 constatou que as companhias brasileiras obtiveram avanços na integração interna, mas ainda estavam bastante atrasadas na colaboração externa. Em comparação com países como Alemanha e Estados Unidos, o Brasil ainda precisa trabalhar para sair do estágio “Integrar” e partir para o “Colaborar”. Uma pesquisa informal realizada pelo ILOS durante o Fórum Internacional Supply Chain 2019 confirmou este fato, visto que apenas 10% das empresas, representadas pelos executivos presentes, possuem seu processo de demanda nos estágios “Colaborar” e “Orquestrar”.

Figura 7 – Comparação entre a adesão a processos de S&OP e CPFR no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos.

Fonte: Panorama ILOS – 2015

Conforme descrito pela Gartner, é necessário passar por cada degrau a fim de alcançar altos estágios de integração e sabe-se que não é um processo fácil. É preciso escolher os parceiros certos, evoluir na confiança entre os elos e realizar uma reestruturação organizacional que suporte a integração. Paralelamente, é necessário evoluir na tecnologia utilizada para o compartilhamento de dados.

Você sabe reconhecer qual é o grau de maturidade no planejamento colaborativo em que a sua empresa se encontra? Gostaria de saber mais como implementar tais mudanças evolutivas na cadeia logística que a sua companhia faz parte? O ILOS possui #CursosILOS de atualização em diversos temas, entre eles Planejamento Colaborativo de Demanda. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre esta oportunidade de aprimorar o conhecimento do seu time.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais