Buscar

como o carboidrato age no nosso corpo ?

💡 14 Respostas

User badge image

Marcolino Abías

O carboidratos são açucares, a fonte de energia primaria no nosso organismo, podendo variar do mais simples (Glicose) para o mais complexo (Amido). Os mais simples são logo absorvidos pela celula e usados como materia prima para a obtenção de energia, esse processo é chamado de respiração celular, onde envolve a Glicolise (quebra da glicose), Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa.

O que você precisa saber é que para termos energia o nosso organismo utiliza o carboidrato como fonte primaria. E uma analogia que muito me ajudou a entender como funciona tudo isso, e como o carboidrato age no nosso corpo é a Ventilação pulmonar.

Assim como inspiramos, na Ventilação Pulmonar, o oxigenio (materia prima) necessaria para nos mantemos vivos e ativos (visto que nenhum ser humano vive sem oxigenio) pois é por este que as nossas celulas têm vida e atividade. Da mesma forma a propria celula precisa de um carboidrato (açucar) para respirar e assim se manter viva, ativa e energizada.

O carboidrato é, literalmente, para a celula (individualmente), aquilo que o oxigenio é para nós como enquanto seres individuais. na ventilação pulmonar o oxigenio inspirado chega aos alveolos pulmonares onde ocorre a hematose (troca de gases) e o expiramos CO2. Na respiração celular, o carboidrato é absorvido pela celula e na mitocondria, atravez da glicolise, resulta em ATP.


1
Dislike0
User badge image

Luiza Tomasi

Quando ingerimos um carboidrato, sua digestão inicia-se na boca através da enzima amilase salivar que transforma amido em maltose. Já no intestino delgado (não a digestão no estômago), este sofre da ação da amilase pancreática que irá desdobrar este amido restante em maltose, sofrerá ação também das dissacaridases entéricas como a lactose, maltose e sacarose que irá produzir a glicose, frutose e galactose que são suas formas de absorção e fontes de energia para o corpo.

0
Dislike0
User badge image

Anny Souza

Carboidratos são as moléculas orgânicas mais numerosas do planeta Terra. É em um carboidrato que o carbono inorgânico disponível na atmosfera é incorporado por meio da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes, como as plantas, capturam CO2 e H2O e transformam em glicose, um carboidrato que fornecerá energia para este ser. A partir deste carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios. Toneladas deles são construídos diariamente através da fotossíntese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais