Buscar

Atividade 01 - INTERFACE HUMANO COMPUTADOR

Atualmente, podemos observar a presença de vários conceitos relacionados à Interface Humano-computador. Um exemplo disso é a evolução dos sistemas operacionais de nossos computadores e até de softwares comerciais. Você, que é mais novo(a), talvez não tenha utilizado o sistema operacional 3.1, mas, se compararmos esse sistema ao Windows 10, poderemos observar a presença dos conceitos a seguir.

Utilizando o que foi apresentado na unidade, verifique a presença dos conceitos relacionados à interface Humano-computador a partir da imagem anterior. Após, crie um texto crítico, analisando quais conceitos foram encontrados, e descreva os motivos pelos quais você acha que tais conceitos estão presentes na imagem. Realize, ainda, um panorama a respeito da evolução dos painéis de carro ao longo dos anos, mostrando a inclusão de funcionalidades que facilitam a vida de quem está dirigindo um veículo. Debata com seus colegas.

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Thompson Mello Brito

Ao olharmos o design do painel deste veículo, é possível enxergar claramente que o foco do mesmo é facilitar a utilização das funções para o usuário final/motorista do veículo, até mesmo nas cores utilizadas, cores mais neutras tronando a visibilidade melhor. A existência dos botões no volante visa mais conforto com a acessibilidade, uma vez que enquanto o motorista estiver dirigindo o veículo, todas as funcionalidades dele devem se tonar de fácil acesso para o condutor, para que o motorista não precise desviar a sua atenção do transito o que por sua vez traz mais segurança.

Neste painel é possível encontrar técnicas como affordance, onde um botão mostra sua funcionalidade somente através da linguagem visual, como por exemplo o botão do volume do rádio, que normalmente é encontrado no painel como um botão de girar, onde sabemos que girando para um lado o som vai aumentar e se girarmos para o lado contrário, o som vai diminuir, assim como também existem os botões de volume no próprio volante de carro, que normalmente são representados com os símbolos + e -. Uma paleta de cores intuitiva também torna os objetos mais simples de serem entendidos, como o botão do ar-condicionado que tem as cores vermelha até a cor azul, indicando que o vermelho é o ar quente e o azul é o ar frio.

Com o passar dos anos, e com a vinda dos novos veículos é nítida a evolução nos painéis dos veículos que ficam cada vez mais modernos e com mais funcionalidades para facilitar a vida dos condutores, um exemplo já citado neste texto, é a inclusão dos botões nos volantes dos carros, outra função que hoje temos em quase todos os carros novos é a conexão com os smartphones através da conexão sem fio, que permite ao motorista desde escutar as músicas de seu smartfone no rádio do carro, até mesmo efetuar ou recebe uma ligação pela tela do multimídia do carro ou em um dos botões no volante, sem que seja necessária a utilização do smartfone.  Muitos dos veículos também já vêm com GPS integrado, o que auxilia e muito os motoristas quando tendem a ir à algum lugar que não conhecem ou não sabem o caminho, entre outras várias novas funcionalidades.

1
Dislike0
User badge image

Clebson Fonseca

interação humano-computador representa a aproximação física entre o homem e as tecnologias existentes.

Na prática, o homem faz o uso de aparelhos de Informática e serviços digitais com o objetivo de resolver os problemas do dia a dia. É exatamente isso que a gente pode observar dentro das residências e demais organizações (públicas e privadas), que usam computadoresnotebooksimpressorasprogramas e outros recursos da tecnologia.

Dessa forma, a interação humano-computador é vista como uma consequência natural dos avanços tecnológicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais