Buscar

quais as etapas da intérfase no ciclo celular?

💡 11 Respostas

User badge image

Conselho Jiquiriçá

interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (crescimento da célula). Ao final da interfase, vem a fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas.

1
Dislike0
User badge image

Graziele Santos

A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2. Pode-se dizer que é o estágio de preparação da célula para a divisão, pois ocorre seu crescimento e a duplicação do DNA.

1
Dislike0
User badge image

Jessica Castelo Branco

A intérfase é o estágio de preparação da célula para a divisão onde ocorre o crescimento e duplicação do DNA. É a fase mais importante do ciclo.

São 3 etapas:

  • Fase G1

Ocorre antes da duplicação do DNA. Aqui o DNA aumenta de tamanho e temos a síntese de RNA e produção de proteínas (uma dessas proteínas são as sinalizadoras para a divisão começar).

  • Fase S

Aqui acontece a duplicação semiconservativa do DNA. Essa fase é muito importante por que garante a divisão por que permite que cada célula filha seja indência a célula mãe.

  • Fase G2

Ocorre depois da duplicação do DNA, mas antes da divisão celular em si. Há a síntese proteica, de moléculas que participam da divisão e um crescimento adicional.

As fases G1 e G2 possuem pontos de checagem, ou seja, moléculas de controle verificam se o DNA apresenta algum erro ou dano. Caso haja algum dano, as moléculas de controle ativam a morte celular.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais