Buscar

Taylorismo e Fordismo

As sociedades complexas estão baseadas na divisão do trabalho social. A especialização crescente tornou os indivíduos mais dependentes economicamente uns dos outros. O Taylorismo e o Fordismo buscaram estabelecer uma administração científica, decompondo o trabalho em tarefas simplificadas para maximizar a eficiência, mas esta rotina de trabalho, que transformou o trabalhador em extensões das máquinas, aumentou o grau de alienação e, paradoxalmente, diminuiu a eficiência. Além disso, a rigidez fordista não se adaptou às variações da demanda. Atualmente, vivemos a era Pós-fordista ou Toyotista, que buscou flexibilizar a produção, descentralizando-a para trabalhos terceirizados.

 

Considerando o texto acima, aponte similaridades e divergências entre taylorismo e fordismo, utilizando um exemplo prático, como a linha de produção de uma empresa automobilística.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais