Buscar

conceitue e explique as fases do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget e Henri Wallon.

As fases do desenvolvimento infantil diferenciam-se de acordo com as diversas teorias existentes. Jean Piaget e Henri Wallon, por exemplo, são dois autores da psicologia que pensam o desenvolvimento infantil a partir de estágios de desenvolvimento. Embora haja semelhança entre as duas teorias, há nomenclaturas e especificidades próprias de cada autor. Assim, conceitue e explique as fases do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget e Henri Wallon.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou explicar as fases do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget e Henri Wallon. Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo, que é dividida em quatro estágios: 1. Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Nessa fase, a criança explora o mundo através dos sentidos e das ações motoras. Ela desenvolve a noção de permanência do objeto e começa a usar símbolos. 2. Estágio Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Nesse estágio, a criança começa a usar símbolos e linguagem para representar objetos e eventos. Ela ainda tem dificuldade em entender a perspectiva dos outros e em pensar logicamente. 3. Estágio das Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos): Nessa fase, a criança desenvolve a capacidade de pensar logicamente e de entender relações causais. Ela é capaz de realizar operações mentais concretas, mas ainda tem dificuldade em pensar de forma abstrata. 4. Estágio das Operações Formais (a partir dos 11 anos): Nesse estágio, a criança desenvolve a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Ela é capaz de raciocinar sobre possibilidades e de resolver problemas de forma mais sistemática. Já Henri Wallon propôs uma teoria do desenvolvimento psicossocial, que também é dividida em estágios: 1. Estágio Impulsivo-emocional (do nascimento aos 1 ano e meio): Nessa fase, a criança é dominada por impulsos e emoções. Ela ainda não possui controle sobre suas ações e depende totalmente dos adultos. 2. Estágio Sensório-motor e Projetivo (dos 1 ano e meio aos 3 anos): Nesse estágio, a criança começa a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objetos e eventos ausentes. Ela também começa a explorar o ambiente de forma mais ativa. 3. Estágio do Personalismo (dos 3 aos 6 anos): Nessa fase, a criança desenvolve a noção de si mesma como um indivíduo separado dos outros. Ela começa a expressar suas emoções e a interagir socialmente de forma mais intensa. 4. Estágio Categorial (dos 6 aos 11 anos): Nesse estágio, a criança desenvolve a capacidade de classificar e categorizar objetos e eventos. Ela também começa a desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, como a lógica e a abstração. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das principais características de cada estágio, e que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e individual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais