A maior rede de estudos do Brasil

livro diario alguem pode me dizer

A elaboração da folha de pagamento, tanto individualmente (recibo de pagamento) ou o resumo que lista todos os empregados, diretores, sócios-administradores e inclusive os autônomos que prestaram serviços à empresa durante o período, é obrigatória pela legislação, mas mesmo que não houvesse esta obrigatoriedade seria impossível manter o controle sobre todas as verbas e detalhes que envolvem as rotinas trabalhistas sem elaborar o recibo de pagamento e o resumo da folha.

 

COSTA, José Manoel da; CAMELO, Augusto Cesar Oliveira. Contabilidade introdutória. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018 [adaptado].



A empresa Tecno Contábil realizou a contratação de 04 funcionários para trabalharem no escritório. Desse modo, observe no quadro abaixo os dados referentes à folha de pagamento da empresa relativa ao mês 04/2021, onde constam as funções e salários de cada um dos empregados:



OUTRAS INFORMAÇÕES:             

*Regime de Trabalho: 220 horas;        

*Vale Transporte: 4,30 (a unidade);          

*Acréscimo da Hora extra: 50% ;    

*Para cálculo do DSR sobre Horas Extras considerar: 26 dias úteis e 04 dias descansados;    

*Utilize as Tabelas de IRRF e INSS do ano base de 2021.



Considerando os dados acima, pede-se:

a) Realize os cálculos necessários para preenchimento da quadro disponibilizado no arquivo (aba "LETRA A"). Em seguida, encontre os totais de cada verba para o reconhecimento da despesa mensal em 30/04/2021;

b) Realize a contabilização da folha de pagamento no Livro Diário (aba "LETRA B") a partir da somatória total de todos os funcionários (seguir formato de exemplo em vermelho, ou seja, o lançamento deve conter: data, nome da conta debitada seguido do grupo a que ela pertence, nome da conta creditada seguido do grupo a que ela pertence, histórico do fato, valor debitado, valor creditado).



1 resposta(s)

User badge image

William Rosemberg

Há mais de um mês

Segue meu perfil que eu rtb
Segue meu perfil que eu rtb

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes