Buscar

Como você faria para mensurar serviços modelados para arquitetura orientada a serviço utilizando a métrica de contagem de pontos de função?

Aula 08_Arquitetura orientada a serviços

💡 2 Respostas

User badge image

Ágata Ágata

lalalallalala

0
Dislike7
User badge image

Guilherme Gabriel

Padrão de resposta esperado

O desafio aqui representa a elaboração de medidas para dimensionar a contagem de ponto de função com base nos serviços. Lembre-se de que na contagem de pontos de função, conforme o IFPUG (International Fuction Point Users Group), há: Arquivo Lógico Interno (ALI), Arquivo de Interface Externa (AIE), Entrada Externa (EE), Saída Externa (SE) e Consulta Externa (CE).

Logo, precisa-se modelar a representação de cada uma dessas instâncias como funcionalidades e depois representá-las como um somatório que representa um serviço. Por exemplo: Funcionalidade 1: Reliza 1 CE + 2 ALI, Total de pontos de função: X (em que X equivale ao valor cobrado pela fábrica de software).

O serviço modelado representa a agregação de três funcionalidades, logo se soma à pontuação respectiva de cada uma das funcionalidades (X + Y + Z), e atribui-se uma pontuação ao serviço, por exemplo: Serviço XPTO, equivalente a X + Y + Z, total: 420 pontos de função por serviço, sendo que cada ponto de função custa: $ 300, logo um determinado serviço custa um total de $ 126.000,00.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais