Buscar

Caracterize a região conhecida como vestíbulo da boca

💡 12 Respostas

User badge image

nidal ribeiro

VESTÍBULO

O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e internamente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo. Após a mucosa, se dobrar no fórnice, esta passa a recobrir o osso alveolar e recebe o nome de mucosa alveolar. Esta comunica-se com uma mucosa bastante especializada, espessa e mais clara chamada de gengiva. O limite entre estas duas mucosas é perceptível por meio de uma linha sinuosa, a junção mucogengival . Nos indivíduos negros, a gengiva pode apresentar-se bastante pigmentada (escura) devido a alta presença de melanina . A gengiva é dividida segundo suas características em gengiva inserida e livre, pois é bem presa ao osso alveolar, mas tem a borda que circunda cada dente não aderente, formando o sulco gengival de 1 a 2mm de profundidade. No vestíbulo da boca, encontramos pregas mucosas, que unem a mucosa à gengiva dos lábios e da bochecha. São os freios labiais superior e inferior (estruturas medianas) e os freios laterais, menores, encontrados na região dos dentes caninos e pré-molares.

2
Dislike0
User badge image

Isabella Paloma

 é uma região semelhante a uma fenda, localizada entre os dentes/gengiva e os lábios/bochechas. Comunica-se com o meio externo através da rima da boca, que é controlada pelos músculos periorais (orbicular da boca, bucinador, risório e os depressores e elevadores dos lábios)

1
Dislike0
User badge image

Maria Eduarda

VESTÍBULO:

O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e internamente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo. Após a mucosa, se dobrar no fórnice, esta passa a recobrir o osso alveolar e recebe o nome de mucosa alveolar. Esta comunica-se com uma mucosa bastante especializada, espessa e mais clara chamada de gengiva. O limite entre estas duas mucosas é perceptível por meio de uma linha sinuosa, a junção mucogengival .

A gengiva é dividida segundo suas características em gengiva inserida e livre, pois é bem presa ao osso alveolar, mas tem a borda que circunda cada dente não aderente, formando o sulco gengival de 1 a 2mm de profundidade. No vestíbulo da boca, encontramos pregas mucosas, que unem a mucosa à gengiva dos lábios e da bochecha. São os freios labiais superior e inferior (estruturas medianas) e os freios laterais, menores, encontrados na região dos dentes caninos e pré-molares.

Nele temos: 1. Mucosa alveolar 2. Gengiva 3. Junção mucogengival 4. Freio labial superior. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais