Buscar

Introdução ao laboratório clínico

O pH deve ser finamente regulado no organismo, pois é nesta faixa onde há o funcionamento das proteínas no organismo. Quando o pH sai da faixa normal, tanto para mais quanto para menos, podem ocorrer condições extremas, levando a complicações patológicas. Disserte sobre as duas condições patológicas que a afirmação acima está se referindo e sobre como encontra-se o pH, a proporção de CO2 e de bicarbonato em cada situação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação menciona que quando o pH sai da faixa normal, podem ocorrer condições patológicas. Existem duas condições patológicas relacionadas ao desequilíbrio do pH no organismo: acidose e alcalose. A acidose ocorre quando o pH do sangue diminui, tornando-o mais ácido. Isso pode ser causado por diversos fatores, como acúmulo de ácido lático devido ao exercício intenso, problemas respiratórios que levam ao acúmulo de dióxido de carbono (CO2) no sangue, ou problemas renais que dificultam a eliminação de ácidos do organismo. Na acidose, a proporção de CO2 no sangue tende a aumentar, enquanto a proporção de bicarbonato tende a diminuir. Já a alcalose ocorre quando o pH do sangue aumenta, tornando-o mais alcalino. Isso pode ser causado por fatores como hiperventilação, uso excessivo de antiácidos ou perda excessiva de ácido gástrico. Na alcalose, a proporção de CO2 no sangue tende a diminuir, enquanto a proporção de bicarbonato tende a aumentar. É importante ressaltar que o equilíbrio do pH no organismo é fundamental para o funcionamento adequado das proteínas e de diversas reações químicas. O corpo possui mecanismos reguladores, como o sistema tampão, que ajudam a manter o pH dentro da faixa normal, evitando complicações patológicas. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais