Buscar

Em que se baseia o método da coloração de Gram? Por que o álcool é considerado como agente diferenciador da coloração de Gram?

💡 6 Respostas

User badge image

Carol koreabr

O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias gram-negativas não o fazem.
1
Dislike0
User badge image

Danilo Fraga

Na coloração Gram as bactérias com parede celular ricas em peptideioglicanos absorvem a coloração roxa e são bactérias Gram +. Durante o processo, após a aplicação do corante arroxeado é aplicado o álcool, esse álcool retira o corante nas bactérias Gram - por isso elas não ficam coradas da mesma forma que as Gram +. Por esse motivo o álcool é considerado um diferenciado.

1
Dislike0
User badge image

Livia Mendes

método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias gram-negativas não o fazem.
A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais