Buscar

O que foi o Liberalismo?

💡 5 Respostas

User badge image

PDP PREMIUM

foi uma doutrina econômica, política e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia.

O liberalismo foi dominante na economia e na política durante o século XIX e caiu em descrédito após a Primeira Guerra Mundial.
2
Dislike0
User badge image

Filipy Cardoso

liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. Como teoria econômica, o liberalismo surgiu no século XVIII para conferir uma estrutura conceitual ao novo movimento econômico que surgiu com a alta industrialização inciada nesse século e consolidada no século seguinte.

Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant. Já no liberalismo do século XX, adaptado às novas demandas de mercado, temos teóricos como Ludwig von Mises e Friedrich Hayek, representantes da Escola Austríaca de Economia, que originaram o neoliberalismo e o libertarianismo.


1
Dislike0
User badge image

Isa Benitez

Filosofia com origens nas revoluções inglesas do sex XVII, baseada na crítica ao Antigo Regime (absolutismo, mercantilismo) e no viés econômico à 'mão invisível do mercado' segundo Adam Smith. Seus principais precursores, John Locke e Adam, se basearam em filósofos do Iluminismo (Voltaire, Montesquieu, Rousseau). Como consequências dessa corrente tem-se: Revolução Industrial, Independência dos EUA, Revolução Francesa, Independência da América, Revolução de 1820, 1830 e 1848.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais