Buscar

Psicologia social

Buscando aplicar esses conhecimentos na prática, analise o artigo “É proibido proibir: canudos e sacolas plásticas podem ser banidos do país”. Reflita, tendo em mente as questões: quem são os atores envolvidos, que representações sociais estão presentes, como você conseguiu identificá-las, estas representações são compartilhadas, o que os atores poderiam fazer de concreto para criar um consenso quanto as ideias que defendem? Escreva um relato de uma páginas sobre suas reflexões e envie-o para avaliação docente.

💡 1 Resposta

User badge image

Cibele de Carvalho

Sobre   o   artigo   com   o   título   proposto   temos   uma   temática   ambiental   sobre   o Brasil.   Fala   sobre   o   projeto   de   lei   263/2018   que   foi aprovado   pela   CMA (Comissão   do   Meio   Ambiente).   A   lei   prevê   a   proibição   da   fabricação, venda   e exportação   de sacolas   e utensílios   de   plástico que   são   usados   nos   setores de bebidas   e   alimentos, além   disso   a   PL   também   pretende   vedar   o   uso   de   micro plásticos na   composição de cosméticos, para que se   reduza o   impacto desses objetos nos oceanos, o que já se tornou um problema mundial.

A ideia de   lei foi proposta   por Rodrigo Padula de Oliveira e recebeu o   apoio de mais   de 24.000   pessoas.   Porém   ela aguarda   análise   da   comissão   dos   direitos humanos e legislação participativa para que se torne projeto de lei.

Nesse   sentido, podemos   notar   que   as   questões   ambientais   suscitadas   dizem respeito   ao   descarte   adequado   do   lixo.   Importante   notar   que  o  Brasil  produz bastante lixo e muito do plástico produzido vai parar nos oceanos.

Assim, a   não   utilização   de   canudos   e   sacolas   visa   proteger   a   vida   marinha   já que esses materiais não são degradáveis.

O problema é que a lei   exclui   parte   da   população   PCD, como   por   exemplo os portadores de Atrofia Muscular Espinhal, que por causa das limitações que está deficiência impõe, dependem de alguns utensílios em plástico. A troca   destes utensílios contendo outro material seria um risco físico.

Desta forma vemos que o banimento total seria excludente e não satisfatório para toda a população. O mais correto se ria que os municípios se preocupassem   com o correto funcionamento do gesto do lixo. Temos aí um problema social, de   pobreza, de distribuição de renda e de uso e ocupação do solo. Criar a lei que   bane esses materiais não soluciona o problema mais importante.

Educação e o consumo consciente ainda são as melhores alternativas para essa questão no mundo.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais