Buscar

Produção textual pesquise na biblioteca na internet, ou até mesmo com pessoas em seu bairro, exemplos de variações na língua portuguesa. ?

💡 3 Respostas

User badge image

Tesoura Cega

O melhor exemplo que você pode dar disso são as gírias presente na sua região q se diferem da maioria da lingua portuguesa oficial


1
Dislike0
User badge image

soaverdade sempre

Variações históricas (diacrônicas): “cê” ou, na escrita informal, “vc” (Claro que na linguagem coloquial porque não é norma culta)

Variações geográficas (diatópicas): diferenças de léxico (palavras) ou de fonemas (sons, sotaques), pode ser "macaxeira", "aipim" etc.

Variações sociais (diastráticas): quando cada grupo social utiliza-se uma forma de falar, exemplo, gírias entre os jovens.

Variações estilísticas (diafásicas): no relacionamento com os amigos fala de forma informal, com outros fora do seu contexto familiar, tratamento formal.





1
Dislike0
User badge image

soaverdade sempre

Pode observar dentro do seu contexto e colher exemplos do que você ouve, do que falam, até mesmo no seu ambiente familiar, mas dentro desses tópicos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais