Buscar

O princípio da insignificância é aplicável a qualquer crime ?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Ranher

Tanto no furto simples, quanto no furto qualificado à lesão que a vítima sofre é a mesma, altera-se, apenas, a forma que age para praticar o delito. Conforme Masson (2019, p. 35), “o princípio da insignificância é aplicável a qualquer delito que seja com ele compatível.”.

Curte :)

1
Dislike0
User badge image

Maria Cláudia Lorenzen

Conforme salientou a colega Fernanda, o entendimento doutrinário que o princípio da insignificância pode ser aplicado a qualquer delito. No entanto, deve-se observar se:

  1. A ação não apresenta perigo social: ou seja, deve-se ponderar se o delito pôs em risco ou provocou situação de potencial perigo para a sociedade e para o patrimônio.
  2. A conduta é minimamente ofensiva: deve-se averiguar se o delito não ofende moral ou fisicamente a pessoa e a sociedade.
  3. O ato praticado é pouco reprovável: o delito cometido não deve ser reprovado socialmente, a ponto de tal conduta ser significante.
  4. A lesão jurídica é inexpressiva: o delito não deve causar dano expressivo à vida, à integridade física, moral e psicológica das pessoas, aos objetos, ao patrimônio ao à própria proteção jurídica que se dá sobre esses institutos.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais