Buscar

Educação e diversidade

A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, a heterossexualidade é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  


(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.

(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.

(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.

(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais