Buscar

Imagine que você é um dos colaboradores da área contábil, contratado recentemente, da empresa Ciclos S.A.?

Imagine que você é um dos colaboradores da área contábil, contratado recentemente, da empresa Ciclos S.A.

A organização é brasileira e faz uso do modelo Code Law, que prioriza o formalismo nas normas contábeis e tem como característica o detalhamento e cumprimento das regras usadas para elaboração e divulgação dos seus relatórios contábeis. Em sua primeira reunião você foi questionado se o modelo usado está de acordo com os objetivos da empresa. Descreva para seus superiores se o modelo está correto para a organização e detalhe as regras aplicáveis ao formato defendido por você.

💡 2 Respostas

User badge image

Monica Correia

Sim no meu ponto de vista o modelo está correto para a organização.

As regras podem ser descritas como : Ocorre uma considerável redução nos custos de capitais originado da compatibilização, o que se torna interessante, considerando que para o Brasil isso é muito importante. A convergência possibilita o diálogo internacional dos negócios, levando em consideração que a linguagem contábil se torna mais universal; um de seus objetivos é poder analisar os relatórios contábeis, podendo fazer um comparativo do padrão de auditoria nacional com a auditoria internacional, permitindo uma avaliação desses relatórios. Os custos de capitais são reduzidos e, por meio da convergência, ocorre a contribuição da comunicação entre os países, pois a contabilidade passa a ser uma linguagem única. No Brasil, a convergência para as companhias de capital aberto foi obrigatória. O IASB deve se comprometer com a busca pela redução de divergências, visando à união entre normas contábeis, regulamentações e procedimentos voltados às demonstrações.


4
Dislike0
User badge image

Katia VPP

Padrão de resposta esperado

O modelo usado pela empresa de capital aberto está correto. O modelo Code Law é aplicado em alguns países devido ao seu detalhamento de informações e regras que precisam ser obedecidas.

Esse modelo dispõe de regras para a publicação dos relatórios com a finalidade de proteger seus credores. Com isso, deve obrigatoriamente fazer publicações do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), e Demonstração de Resultados Abrangentes.

A publicação é feita anualmente e remetida a cada trimestre para a Bovespa e Comissão de Valores Mobiliários. É necessária também a publicação das Notas Explicativas, que têm o objetivo de transmitir informações precisas sobre a situação patrimonial da organização ou de contas específicas que demonstrem alterações de saldos e de valores referente ao resultados do exercício. Devem ser demonstradas, por meio das Notas Explicativas, possíveis mudanças futuras que possam vir alterar a real situação patrimonial da organização.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais