Buscar

Abordagem Reggio Emilia se baseia na seguinte ideia ?

💡 5 Respostas

User badge image

Professora Juliana Rodrigues

A proposta educacional Reggio Emilia foi idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na Itália, logo após o término da Segunda Guerra Mundial.

A ideia, de uma forma resumida, é que a criança deve ser a protagonista na construção do seu conhecimento.

A abordagem também foi influenciada por importantes teóricos da psicopedagogia, tais como Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey, Maria Montessori, irmãs Agazzi e Bruno Ciari.


Loris Malaguzzi nasceu em fevereiro de 1920 e se formou em pedagogia na Universidade de Urbino (Itália). Já em 1940 começou a ensinar nas escolas primárias em Sologno (cidade próxima a Reggio Emilia).


Somente em 1945 ele se juntaria a um grupo de estudiosos em uma aldeia próxima à Reggio Emilia, onde decidiu construir uma escola para crianças que gerou diversas outras escolas nos subúrbios e bairros pobres com a mesma abordagem.


Ele acreditava que as crianças deveriam aprender automaticamente, por meio de uma relação linear de causa e efeito entre os processos de ensino. Outro grande diferencial é a participação dos pais nas escolas (inclusive, naquela época eles ajudavam a administrá-las).


Portanto, o foco está em cada criança que, com os pais, professores, outras crianças e o ambiente, promovem o conhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades.


Veja como é a abordagem Reggio Emilia


A abordagem pedagógica Reggio Emilia parte de um pensamento que os adultos têm uma atividade prioritária: escutar e reconhecer as múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser observada e atendida cada uma na sua individualidade.


As crianças criam um “laboratório de fazer”, no qual utilizam desde linguagens pictóricas, gráficas e de manipulação até o seu corpo (movimento, comunicação, pensamento lógico, natural e científico).


O trabalho é realizado de forma democrática envolvendo pais, alunos e professores. Os educadores atuam empoderando ideias de experimentação, análise, reflexão e expandindo o conhecimento próprio de cada criança.
0
Dislike0
User badge image

Márcio Cleber

Concordo com você
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais