Buscar

2021/3 - Saúde Coletiva - Estudo de Caso

Senhor P, do sexo masculino, negro, 62 anos, viúvo, depressivo, com renda de 1 (um) salário mínimo, portador de hipertensão arterial sistêmica e tabagista, fumando cerca de 5 maços por semana, procurou atendimento na unidade básica de saúde. Lá, o médico somente prescreveu os medicamentos e o mandou embora. Depois de uma semana, o Senhor P tentou autoextermínio e foi internado na ala psiquiátrica do Hospital X. Sabendo dos princípios doutrinários e organizativos do SUS e analisando a situação exposta, exponha quais princípios foram infringidos, justificando sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na situação descrita, podemos identificar alguns princípios do SUS que foram infringidos: 1. Integralidade: O princípio da integralidade foi infringido, pois o atendimento prestado ao Senhor P na unidade básica de saúde foi insuficiente. Apenas a prescrição de medicamentos não abordou de forma adequada a complexidade do caso, considerando os fatores de risco e a condição de saúde mental do paciente. 2. Equidade: O princípio da equidade também foi infringido, uma vez que o atendimento não considerou as desigualdades sociais e de saúde do paciente. O fato de o Senhor P ter uma renda baixa e ser portador de hipertensão arterial sistêmica e depressão deveria ter sido levado em conta para uma abordagem mais abrangente e cuidadosa. 3. Acesso: O princípio do acesso também foi violado, pois o atendimento na unidade básica de saúde não foi suficiente para atender às necessidades do paciente. A falta de uma avaliação mais completa e a falta de acompanhamento adequado podem ter contribuído para a piora do quadro de saúde do Senhor P. É importante ressaltar que essa é uma análise com base nas informações fornecidas e que a situação descrita pode envolver outros aspectos que não foram mencionados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais