Buscar

fundamentos e metodologia de ensino da lingua portuguesa

Para Mendonça (2006, p. 205), “o termo análise linguístico, surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos”. MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto São Paulo: Parábola Editorial, 2006.Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito da prática da análise linguística.

I- Preferência pelos exercícios estruturais, de identificação e classificação de unidades/funções morfossintáticas e correção.

II- Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa, que exigem comparação e reflexão sobre adequação e efeitos de sentido.

III- Ênfase nos usos como objetos de ensino (habilidades de leitura e escrita), que remetem a vários outros objetos de ensino (estruturais, textuais, discursivos, normativos), apresentados e retomados sempre que necessário.

IV- Ênfase nos conteúdos gramaticais como objetos de ensino, abordados isoladamente e em sequência mais ou menos fixa.

V- Metodologia construtiva/reflexiva, baseada na indução: como a observação dos casos particulares para conclusão das regras ou dos efeitos de sentido.

É correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa III

B - Apenas nas afirmativas I e II

C - Apenas nas afirmativas II, IV e V

D - As afirmativas II, III e V estão corretas.

E - Somente na afirmativa I


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais