Buscar

Qual a diferença de parlamentarismos e presidencialismo?

💡 5 Respostas

User badge image

Leandra Lima

Oi Geovana, tudo bem?

Amiga, primeiro é preciso dizer que ambos são Sistemas de Governo e que o Brasil adota o Presidencialismo (SiGo o Presidente, já ouviu essa diquinha?).

No Parlamentarismo difere-se o Chefe de Governo do Chefe de Estado, sendo o primeiro escolhido pelo próprio poder Legislativo, ou seja, o Parlamento e o segundo é o monarca (lembra da Inglaterra e da Rainha Elizabeth?).

Já o Presidencialismo o presidente, eleito pelo povo, que é Chefe de Governo e de Estado, ao mesmo tempo.

3
Dislike0
User badge image

Gabriella Gonzaga

Parlamentarismo é um sistema de governo em que o Poder Legislativo (parlamento) define o representante do Poder Executivo. Todos os projetos, leis e outras decisões do governo são submetidos a votação do parlamento.

O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e Chefe de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros e deve submeter seus projetos de lei ao parlamento.

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Fernandes

A principal diferença é quanto ao chefe do Poder Executivo, no presidencialismo é o presidente (eleito pelo povo por voto direto ou indireto), no parlamentarismo o chefe é o primeiro-ministro (escolhido pelos membros do Poder Legislativo Federal).

No presidencialismo, o Chefe de Estado e Governo são a mesma pessoa. Já no parlamentarismo, cada cargo é ocupado por pessoas diferentes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais