Buscar

Qual a diferença entre Eficácia, eficiência e efetividade?

💡 2 Respostas

User badge image

Cibele Taynara Nascimento

  • Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
  • Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
  • Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).


0
Dislike0
User badge image

Caroline Piedade

Eficiência eficácia e efetividade: diferenças
O que é Eficiência?
A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade, ou seja, é o processo de executar exatamente o que foi planejado. Nesse sentido, ao conferir a característica ou qualidade de “eficiente” para algo ou alguém, refere-se à produção de algo útil de acordo com o que foi planejado, atendendo aos prazos, no menor tempo e gastando o mínimo de recursos possíveis.

Assim, o significado de Eficiência tem a ver com fazer mais e melhor com o mínimo possível. Por exemplo, na realização de um projeto de logística. Ser eficiente consiste em executá-lo com o mínimo de recursos possíveis, no menor tempo.

Quando falamos em eficiência, nos referimos a produzir de maneira correta (sem erros), utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível (sem perdas ou desperdícios) e sem elevar os custos do objeto de interesse.

Por exemplo: a eficiência da vacina CoronaVac (contra Covid-19), está relacionada com o efeito da vacina, ou seja, a redução dos casos graves, o que gera um grande número de hospitalizações e mortes perante aos que receberam o placebo (formulação sem efeito farmacológico para estudo comparativo).

O que é Eficácia?
Por um outro lado, conceito de eficácia diz respeito à qualidade ou característica daquilo que alcança os resultados ou efeitos esperados. Assim, este conceito está diretamente relacionado com o objetivo final. A partir disso, ou seja, quando se alcança o objetivo, temos o cumprimento de metas, foco, prazos etc.

Logo, eficácia tem relação com as tomadas de decisão e com alcançar resultados, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. É, literalmente, saber o que deve ser feito.

Uma equipe eficaz é aquela que, além de realizar seus processos de maneira correta, também foca nos resultados e explora todo o potencial disponível. O grupo eficaz é aquele que acredita e se esforça para entregar o melhor trabalho possível.

Pensando nisso, um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano passa a ser inútil, pois não agrega em nada de substancial por melhor que tenha sido sua execução.

Por exemplo: a eficácia geral da CoronaVac refere-se às causas e/ou resultados dentro de um estudo clínico, ou seja, se a vacina de fato protegeu (gerou resposta imune) os voluntários, ou seja, se ela cumpriu com o seu papel.

Perceba que a eficiência se relaciona ao efeito de uma ação, enquanto que a eficácia refere-se às causas, comprovando se de fato, que o objetivo de uma ação foi devidamente cumprida.

Efetividade consiste em fazer algo o que deve ser feito, ou seja, atingir os objetivos de acordo com o planejado e, ao mesmo tempo, utilizar os recursos da melhor forma possível.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais