Buscar

Porque é importante trabalhar com a multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

💡 3 Respostas

User badge image

Adriele Gonçalves

gostaria da resposta
0
Dislike0
User badge image

Pedro Silva

Multidisciplinaridade => mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas.

Multidisciplinaridade corresponde à abordagem de um mesmo assunto por várias disciplinas, sendo que cada disciplina tem como objetivo garantir o conteúdo disciplinar.

Plurisciplinaridade => Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.

Interdisciplinaridade =>Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

Interdisciplinaridade é o trabalho coletivo entre diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver vários conteúdos ao tratar do mesmo assunto. Assim, cada disciplina demonstra como a prática científica possibilita uma compreensão mais complexa de determinado assunto.

Transdisciplinaridade => Etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total; interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias.


0
Dislike0
User badge image

Monique Fernandes

https://www.google.com/search?q=Porque+%C3%A9+importante+trabalhar+com+a+multidisciplinaridade,+pluridisciplinaridade,+interdisciplinaridade+e+transdisciplinaridade%3F&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR967BR967&sxsrf=AOaemvJV1-ipsyHClrf3j9kew950Qcd34g:1633406274977&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj7pazGsLLzAhUKlJUCHU7OBpMQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=rpU6j5t0kTifVM

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais