Buscar

Diferencie Patologia Geral e Patologia Especial?

💡 2 Respostas

User badge image

Liaaaaa

Patologia geral envolveria conceitos aplicáveis em praticamente em todos os sistemas, ex: Patogenia da inflamação aguda (liberação de mediadores pró-inflamatórios, vasodilatação, aumento de permeabilidade vascular...) ou formação de calcificações.

Patogenia especial já seria um estudo mais dividido por sistemas (sistema digestório, respiratório, cardiovascular...), envolvendo características mais específicas que cada enfermidade possa cometer cada tecido, apesar de que muitas características em determinadas doenças (especialmente sistêmicas) possam coincidir, ex: Hemangiossarcoma com presença de nódulos avermelhados e cheios de sangue como coração e pulmões.

1
Dislike0
User badge image

Danieli Souza

Patologia geral: Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Patologia especial: Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais