Buscar

Questão social no contexto brasileiro e local

A organização social está historicamente atrelada à forma como os indivíduos se organizam em vista da produção dos bens de consumo para sua sobrevivência e para suas demais necessidades de existência. No período histórico chamado de Feudalismo, a organização da produção era totalmente dependente da posse da terra, a qual constituía o meio de produção básico, porém, ficava na mão de poucos indivíduos. No entanto, esta situação nem sempre foi assim, antes de se instaurar o feudalismo a divisão da terra seguia outra dinâmica.

Tendo como base esta assertiva acima sobre a questão da organização social em vista do meio de produção, no caso do feudalismo, a posse da terra, e a situação da Inglaterra no século XVI, seria correto afirmar que:


.As leis de Cercamentos, editadas na Inglaterra no século XVI, proporcionaram um aumento de igualdade dentro da organização social feudal baseada no meio de produção a partir da posse da terra, que antes permanecia improdutiva.


.Na Inglaterra do século XVI, com o fim do Feudalismo e o início do meio de produção capitalista, houve o crescimento do uso da terra por parte das classes mais pobres, uma vez que a produção industrial se tornou hegemônica entre os grandes proprietários.


.Com as Leis de Cercamentos editadas na Inglaterra, houve uma mudança no uso da terra como meio de produção, que era voltada ao bem comum, e se criou uma divisão de classes que favorecia os grandes proprietários privados, senhores feudais.


.O feudalismo foi um modo de produção, baseado na terra como meio de produção, que trouxe o fortalecimento dos costumes sociais e a participação de todas as classes na organização social, principalmente na Inglaterra, por não ter a posse privada da terra.


.O sistema feudal inglês estava baseado no uso de máquinas à vapor, sendo esta tecnologia introduzida no século XVI pelas Leis de Cercamentos, criando uma nova forma de organização social a partir deste novo meio de produção, o que tornou obsoleta a busca por propriedades de terra.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais