Buscar

circuito equivalente de Thevenin

Suponha que pretende obter o circuito equivalente de Thevenin de uma pilha. Diga como procederia: a) se apenas dispusesse de um multímetro. b) se dispusesse de um voltímetro e de uma caixa de resistências

💡 1 Resposta

User badge image

Eduardo

O equivalente the Thévenin consiste numa fonte de tensão (Vth) e uma resistência (Rth) associada em série (resistência interna, no caso da pilha). Nos casos abaixo é considerada a aproximação de que o equipamento usado é ideal.

Caso 1: Com um multímetro na função de voltímetro, meça a tensão da pilha. Como não há corrente, esta é a tensão de Thévenin (Vth). Depois, usando o multímetro como amperímetro, conectá-lo à pilha. Anotar a corrente medida (I). A resistência interna da pilha (Rth) é a razão entre a tensão e a corrente medidas (Rth = Vth/I).

Caso 2: Usando o voltímetro, meça a tensão da pilha. Como não há corrente, esta é a tensão de Thévenin (Vth).

Depois, colocando uma resistência conhecida (Re) entre os terminais da pilha, meça novamente a tensão (V2), que deverá ser menor, pois uma parte da tensão ficará na resistência interna (Ri). O razão entre a tensão medida (V2) e a resistência conhecida (Re) dá a corrente do circuito (I = V2/Re). Esta mesma corrente (I) está percorrendo a resistência interna (Ri) da pilha, causando uma queda de tensão. Portanto a diferença entre as duas tensões medidas (Vth - V2) representa a queda de tensão na resistência interna (VRi = Vth - V2), e dividindo-a pela corrente encontrada, temos o valor da resistência interna (Rth = (Vth - V2) / I).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais